Empreendedorismo em alta para 2022

Destaque Notícias jcorreiodopovo

A busca por crédito para empreender vem sendo o motivo de uma a cada quatro solicitações de empréstimos entre pessoas físicas, segundo levantamento realizado pelas fintechs do país. Segundo o estudo, 24% das pessoas que utilizam as plataformas para solicitar empréstimos entre setembro e novembro de 2021, declararam a intenção de utilizar o valor para investir na empresa ou em novos negócios.

Desse total, segundo a pesquisa, cerca de 14% é utilizado na destinação de empresas já estabelecidas e 10% na criação de novos negócios.

O levantamento reflete uma tendência de reaquecimento da economia para 2022 diante de demandas reprimidas dos consumidores em razão da pandemia de covid-19.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram criados durante o primeiro semestre de 2021 cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios.

“Os pequenos empreendedores estão cada vez mais buscando opções de crédito de forma online, rápida e mais atrativa em relação às disponíveis nas instituições financeiras tradicionais”, afirma o Sebrae.

O gasto com consumo vem na sequência do levantamento feito pela empresa com cerca de 21% do total dos pedidos feitos. Entre as solicitações desse grupo, destaca-se a utilização de crédito para reforma ou mudanças, indicando outro comportamento que ficou muito forte durante a pandemia, como a alteração da relação com o lar.

Entre os principais motivos das solicitações de crédito também está o pagamento de dívidas, 14,9% das pessoas declararam a intenção de quitar dívidas contraídas anteriormente, como o rotativo da fatura do cartão de crédito, o cheque especial e outras.

Ainda de acordo com as empresas, 46% dos tomadores de empréstimo possuem idades entre 24 e 34 anos, e 27% têm entre 35 e 44 anos. Já entre os investidores, 37% possuem entre 24 e 34 anos e outros 35%, entre 35 e 44 anos.

fonte : Empreendedorismo em alta para 2022 (jcorreiodopovo.com.br)

Foto:Reprodução