Microempreendedor Individual: Veja o ranking das 10 profissões que mais possuem MEI.

Noticia jornalcontabil Notícias

Com 10 milhões de MEIs no país, profissionais encontraram na formalização uma alternativa para o desemprego.

A pandemia do coronavírus e a crise econômica causaram um aumento na taxa de desemprego, atingindo 12,9 milhões de brasileiros.

E com isso, o número de cadastros de Microempreendedores no Portal do Governo cresceu.

Dentre essas pessoas que agora são MEI, profissões da área da beleza como cabeleireiros, pedicures e manicures são as que mais possuem registros.

Isso acontece uma vez que esses serviços, geralmente, estão ligados a empregos informais.

Para sanar isso em 2017, foi criada a Lei do Salão Parceiro, para que fosse possível começar a contratar profissionais como parceiros, sem assinar Carteira de Trabalho, celebrando contrato de parceria.

Segundo Alexandre de Carvalho, fundador do Easymei, plataforma recém lançada de auxílio e gestão para microempreendedores, este aumento se deve não só às altas taxas de desemprego, mas também à preocupação das pessoas em regularizar suas funções para sair da informalidade e buscar novas formas de renda para contornar a crise.

Hoje o Brasil conta com mais de 10 milhões cadastros. Se levarmos em consideração apenas as 10 profissões que mais possuem registro, elas já somam 36%, ou seja, mais de 3 milhões de pessoas.

Após a área da beleza, que representa 7,7%, temos comércio varejista de roupas e acessórios, obras de alvenaria e promoção de vendas, que representam 7,3%, 4,4% e 3,3%, respectivamente.

“Esses são setores que mesmo com a crise continuam movimentados. Varejistas de roupas e acessórios, por exemplo, conseguiram se adaptar e pensar em alternativas de delivery e vendas online.

Obras também continuam acontecendo por necessidade e as vendas se tornaram saída para muitas pessoas continuarem ativas no mercado”, pontua o executivo.

Como um caminho para sair da informalidade ou desemprego, “a formalização traz independência e benefícios ao pequeno produtor, comerciante ou prestador de serviços”, explica Carvalho.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/ranking-das-10-profissoes-que-mais-possuem-mei/

Foto: jornalcontabil