Empreendedorismo: 15 fatores que mostram se o negócio próprio é sua praia ou não

Notícias Noticias Globo

Muitas pessoas sonham em abrir um negócio próprio. Antes disso, porém, é recomendado buscar informações a respeito da rotina empreendedora para acabar com possíveis idealizações sobre a profissão. Dessa forma, será possível saber se você se adapta melhor a empregos mais estáveis — onde o salário cai no final de todo mês — ou não.

ara ajudar nesse processo, separamos 15 características que jogam contra o empreendedorismo e podem funcionar como um alerta para aqueles que estão em dúvida sobre a profissão. Elas foram listadas por Daniel Colombo, especializado em liderança e colunista da revista Entrepreneur. Segundo ele, o objetivo não é desmotivar, mas incentivar a reflexão e a melhora. Confira:

1. Você não tolera bem pressão

Administrar um negócio próprio não é uma tarefa fácil. Na rotina, há diversas situações que demandam urgência e soluções rápidas, por isso, é importânte saber decidir e agir mesmo sob pressão.

2. Você não lida bem com a incerteza

Diferentemente de um empregado tradicional, o empreendedor não tem a garantia de resultados ao final do mês. Assim, é preciso saber lidar com riscos e incertezas.

3. Você não quer que o negócio inteiro dependa de você

Apesar de muitas vezes contar com a ajuda de colaboradores, a maior responsabilidade sobre o negócio — e o seu desempenho — é daquele que o criou.

4. Você não tem tempo para dedicar

A verdade é que empreender exige muito tempo e dedicação. Por isso, se você pretende criar um negócio de sucesso, deve estar disposto a abrir mão do seu trabalho pararelo.

5. Você não lida bem com fracasso

A rotina empreendedora implica riscos e, muito provavelmente, você irá cometer muitos erros. A diferença é que aqueles que tem veia empreendedora conseguem enxergar os obstáculos como oportunidades de crescimento.

6. Você se abala muito facilmente

Muitas vezes é preciso ser prático e estratégico para administrar um bom negócio. Por isso, se você está se sentindo muito vulnerável emocionalmente, talvez seja melhor cuidar dessa questão antes de se aventurar no empreendedorismo.

7. Você não sabe organizar o seu tempo

Quando você empreende, cria a sua rotina e organiza os seus horários. Isso pode ser muito libertador, mas também perigoso, já que, se você não administrar bem o seu tempo, perderá resultados e dinheiro.

8. Você prefere trabalhar sozinho

Empreender significa estar em contato com diversas pessoas o tempo todo. Por isso, se você sente que esta dinâmica não te agrada, repense suas escolhas.

9. Você não está disposto a continuar se aperfeiçoando

Muitas empresas disponibilizam treinamentos para atualizar os funcionários a respeito de novas tendências. Quando você empreede, tem de estar disposto a ir atrás das novas informações por conta própria.

10. Você não se comunica bem

Diferentemente do que muitos imaginam, empreender não é só ter uma boa ideia, mas também divulgá-la. Para mostrar o seu negócio ao mundo e criar conexões é preciso ser um bom comunicador.

11. Você não acredita que pode falir

A possibilidade de falência existe para todos os negócios. É preciso ter isso em mente para empreender.

12. Você não está disposto a trabalhar muito

Principalmente no começo, administrar o próprio negócio pode demandar a maior parte do seu tempo. E é preciso estar consciente de que esta dinâmica pode durar alguns anos.

13. Você não quer ter muitas responsabilidades

Tenha em mente que, com a liberdade do empreendedorismo, vêm também as obrigações. É preciso estar disposto a assumir as responsabilidades.

14. Você não consegue manter a calma quando as coisas dão errado

Na rotina inconstante do empreendedorismo, é preciso saber lidar com as dificuldades com a cabeça fria. Se você explode muito facilmente, será preciso trabalhar essa característica antes de empreender.

15. Você se acha o melhor do mundo

É preciso ter boas ideias para criar um negócio. Mas, para além disso, é necessário manter a humildade e a capacidade de ouvir e colaborar com aqueles que pensam diferente de você.

fonte Empreendedorismo: 15 fatores que mostram se o negócio próprio é sua praia ou não – Pequenas Empresas Grandes Negócios | Empreendedorismo (globo.com)

foto: Moose Photos / Pexels