Como preparar o seu negócio para o Natal

Notícias Notícias meubolsoemdia

O Natal se aproxima! Já vemos a decoração nas cidades, as luzes que inundam praças e a magia dessa época do ano, que promove alegria e esperança de dias melhores.

A nossa cultura de compartilhar a noite de Natal com a família e com os amigos em uma reunião farta e marcada pela troca de presentes, faz com que as pessoas acelerem, a partir de agora, as compras do que precisam.

Sendo assim, os preparativos para a melhor época de vendas para grande parte das empresas no Brasil, devem se acelerar também. E muitos são os cuidados que os empreendedores devem ter para que se concretizem no Natal boas vendas e bons lucros. Por isso, trazemos aqui algumas dicas para potencializar seus resultados nesta época tão esperada do ano!

Cuide do estoque de produtos a serem oferecidos

A primeira providência é cuidar do estoque de produtos a serem oferecidos para os clientes. As compras, junto aos fornecedores, devem ser feitas com antecedência. Dependendo do tipo de produto, receber mercadorias depois do Natal pode significar prejuízo, por conta da perda da oportunidade de vendas e, depois, pela própria necessidade de pagá-las.

Determine o volume de compras

Uma questão fundamental é determinar o volume de compras, um ponto chave que contribui para se obter um bom resultado no final do ano: não se deve comprar nem mais nem menos do que o necessário.

As compras devem ser guiadas pela expectativa de vendas que precisa levar em consideração o histórico dos natais passados, mas também as perspectivas do cenário econômico para o próximo Natal. Ter um estoque insuficiente diminui a possibilidade de faturamento, mas ter muito estoque pode trazer problemas para a capacidade da empresa em honrar seus compromissos financeiros.

Negocie com seus fornecedores

Também é importante negociar um bom prazo de pagamento com os fornecedores sendo que o ideal seria pagar aos fornecedores após ter recebido dos clientes. Mas, muitas vezes, isso não é possível, já que pagar com muita antecedência pode comprometer o capital de giro da empresa. Por outro lado, as empresas com boa folga financeira podem negociar para pagamento à vista e obter bons descontos. Assim, podem oferecer um preço melhor aos clientes ou até mesmo aumentar a margem recebida em cada venda.

Trabalhe a comunicação com os clientes

Como preparar o seu negócio para o Natal: casal observa vitrines enquanto faz compras de Natal

Mostre o quão preparada a sua empresa está para oferecer as melhores opções de compras no Natal. A comunicação com os clientes deve também ser criativa para se destacar entre as milhares de mensagens às quais cada um de nós é submetido nessa época do ano. Não adianta ter os melhores produtos, com preços excelentes, se nosso cliente não ficar sabendo disso.

Para uma comunicação eficiente, é fundamental que você conheça o seu consumidor. Uma das formas de fazer isso é realizando pesquisas prévias. Elas podem te ajudar a entender o perfil do seu cliente e, também, o seu comportamento.

Um exemplo é o site Opinion Box, que traz informações sobre os segmentos de mercado, compiladas por meio de pesquisas com públicos de todas as regiões do país. Quer ver um exemplo? Em uma pesquisa realizada em 2019, foi constatado que 81,53% dos brasileiros tinham intenção de fazer compras de Natal. Mas, somente 4,12% se prepararam com antecedência para fazê-las. Por isso, é importante que o seu negócio esteja preparado para ajudar os despreparados, oferecendo a eles alternativas atrativas.

Prepare a sua equipe para o Natal

É importante ter uma equipe afiada para atender os clientes de forma qualificada. Dar toda atenção necessária a eles é fundamental e pode ser determinante para um bom retorno após as festas do fim do ano. Para isso, muitas vezes é necessário capacitar e, também, aumentar a equipe, mesmo que de forma temporária. Nada pior do que assistir um cliente interessado em comprar algo, mas sem ter alguém para atendê-lo nesse momento. Isto é mais do que um gol contra!

Em resumo, o Natal oferece boas oportunidades para o seu negócio. E, para aproveitá-las, é necessário planejamento e muito esforço! Assim, os resultados da sua empresa nesta época podem ser satisfatórios e se estenderem para o próximo ano!

Boas vendas!

fonte e fotos: Como preparar o seu negócio para o Natal – Meu Bolso em Dia

meubolsoemdia.com.br/Materias/como-preparar-seu-negocio-para-o-natal